QUAL A IMPORTÂNCIA DE CRIAR METAS?

Muitas pessoas confundem o conceito de METAS com os de OBJETIVOS e INTENÇÕES. Na sua grande maioria, os gestores confundem um plano de intenções, que não geram resultado algum para seus negócios, com um plano de metas.

Conceitualmente falando, uma intenção nada mais é do que um simples desejo de se conquistar algo ou alcançar algum resultado. Isso, por si só, não produz efeito algum na vida das pessoas que param por aí. Desejar muito alguma coisa e não percorrer o caminho para chegar até lá, é só intenção.

Outro erro comumente cometido pelos gestores é confundir objetivos com metas. Nós podemos traçar objetivos sem convertê-los em alvos. Isso, da mesma forma que as intenções, não produzem resultado algum para aqueles que desejam alcançar patamares desafiadores na sua vida pessoal e/ou profissional.

Antes de definirmos o que é meta, é importante mencionar que a maioria dos gestores sabem até “o que” precisam fazer para alcançar um determinado resultado. O problema é que uma grande maioria não sabe “como” fazer para chegar até lá. Em outras palavras, não conhecem as estratégias necessárias e indispensáveis para atingirem esses determinados alvos, ou seja, não estão cientes dos meios necessários para alcançar os fins almejados. Dentro desse contexto estratégico é que as metas devem aparecer como um conjunto de instrumentos para o alcance dos resultados desejados.

É imprescindível ter em mente que uma meta precisa atender a três requisitos que devem estar ligados um ao outro e, por isso, não podem ser tratados separadamente. Uma meta é composta pela ação, pelo valor e pelo tempo. Se essas três condições não forem atendidas, você pode ter tudo, menos uma meta.

Para facilitar o entendimento sobre a diferença entre esses três elementos; intenção, objetivo e meta; vamos dar o exemplo abaixo:

INTENÇÃO: preciso reduzir os custos da joalheria;

OBJETIVO: preciso reduzir os custos da joalheria em 20%;

META: preciso reduzir os custos da joalheria em 20% em até 60 dias.

Perceba que a INTENÇÃO só destaca um desejo manifesto na ação (reduzir custos). Isso não produz absolutamente nada diante de um determinado resultado pretendido. Apesar, no entanto, do OBJETIVO complementar essa ação com um valor definido (20%), não consegue estabelecer um prazo para isso, deixando aquela ação e valor completamente soltos, sem um ponto definido no horizonte. Quando fixamos esse ponto no horizonte (60 dias), acabamos por definir uma META. Agora, com as metas definidas, precisamos elencar os responsáveis pelo alcance de cada uma delas, convertendo o plano de metas em um plano estratégico, assunto que será tratado de forma mais detalhada no próximo artigo.

As joalherias devem definir estrategicamente um conjunto de metas, contemplando seus vários setores, atribuindo o alcance desses resultados aos respectivos responsáveis. É indispensável reconhecer que cada meta deve ter o responsável pelo alcance dela, evitando, dessa forma, a falta de um ator que possa ser cobrado e responsabilizado por aquele resultado.

Uma joalheria não deve funcionar sem a clara definição das metas estabelecidas, ao menos, nos ambientes das receitas e das despesas. Tal ausência poderia ser comparada a uma embarcação com as velas içadas e sem o leme.

COMPARTILHAR

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email

O sucesso é um privilégio para todos que acreditam nele e querem fazer a diferença, é por isso que nossas ações nos levam a construir frentes que colaborem com outros empreendedores que buscam alavancar e alcançar seus objetivos.

Toda semana no Spotify, a VERAE Joalheria de Sucesso aborda diferentes assuntos como gestão, empreendedorismo, marketing e tendência de mercado com o intuito de compartilhar ideias, experiências e boas práticas para que seu negócio alcance o sucesso tão desejado.

Assine agora e acompanhe nosso conteúdo!