A exemplo de 2020, os líderes terão um papel decisivo na preparação das empresas no enfrentamento das inúmeras mudanças promovidas pela pandemia do novo corona vírus. O processo de adaptação continua e exigirá uma maior capacidade das lideranças em assumir um olhar mais estratégico e menos operacional para os negócios, atuando de forma mais célere para reverter os impactos negativos auferidos com a crise sanitária e, consequentemente, econômica. Transformações foram implementadas em 2020 e, certamente, muitas ainda serão necessárias para o próximo ano, consequência do aprendizado gerado pelas novas formas de trabalho. Isso mostra, sem dúvida, que os maiores desafios para 2021 estarão relacionados com a capacidade dos gestores em liderar e alinhar suas equipes no alcance dos objetivos e metas definidos para cada empresa. Se os líderes não definirem de forma clara esses objetivos e metas com as equipes, a situação pode se tornar ainda mais difícil. Dentro desse contexto, quais seriam esses desafios impostos a essa nova performance exigida às lideranças?
Segundo pesquisa realizada informalmente com vários setores da economia, a necessidade de conciliar a venda de transformação (e não produtos e serviços) e a forma de realizar isso vão dominar esse novo ambiente de desafios para os líderes. Nessa conjuntura, as capacidades mencionadas a seguir serão indispensáveis para o papel dessa nova liderança no alcance dos bons resultados almejados:
- Gerir o trabalho remoto – os meios digitais são a bola de vez;
- Gerar confiança perante o mercado consumidor – é indispensável que as empresas atendam com excelência as quatro dimensões exigidas por quem pretende adquirir seus produtos e/ou serviços. A qualidade, o custo, a entrega e a segurança se tornarão ainda mais evidentes nos dias atuais;
- Fomentar ideias originais para criar e divulgar – o espírito criativo e implementador dos líderes e de suas equipes serão determinantes para o sucesso pretendido. Não há mais espaço para os robôs no quadro de pessoal das empresas;
- Humanizar o ambiente empresarial – as pessoas e as relações entre elas é que fazem a diferença;
- Inovar os meios de comunicação – não se permita ser esquecido nesse momento. O diálogo diário com o mercado consumidor já deixou de ser necessário, tornando-se indispensável;
Esses tópicos revelam intrinsecamente que ninguém faz nada sozinho. Sendo assim, ampliar as competências das equipes deve ser um dos principais objetivos das lideranças. Para tanto, promover a melhoria do conhecimento e das capacitações dos funcionários passam a ser imperativos para quem deseja alcançar novos níveis de resultados.