5 Dicas para sua joalheria faturar mais

Considerando que estamos saindo de um período atípico de Pandemia, que impactou sobremaneira os valores do ser humano, é imperativo que fiquemos atentos às mudanças nos hábitos da sociedade, principalmente no que se refere a relação entre as pessoas e as formas de consumir. A Pandemia antecipou mudanças que já estavam em curso, além de acrescentar novos componentes nas relações entre as pessoas e com as empresas. O trabalho remoto, as relações de consumo, a educação a distância, o fortalecimento de ingredientes interpessoais e sociais como a sustentabilidade, solidariedade, empatia, amizade, segurança, contato físico, entre outros, passaram a ser fortemente valorizados. Ainda que em breve surjam as vacinas contra o COVID-19, essas mudanças parecem que vieram para ficar, obrigando as empresas a refletirem sobre esse novo trato com a sociedade de consumo.

Diante desse novo cenário, as joalherias precisam se adequar a esse novo momento, oferecendo ao mercado consumidor valores que as mantenham competitivas e possam ainda lhes permitir uma alavancagem no faturamento. Eis os valores indispensáveis para esse cenário:

  1. ESTABELEÇA METAS

Independente de como esteja o cenário mercadológico, as joalherias devem estabelecer suas metas para determinar os resultados esperados para cada PDV (Ponto de Venda), além de criar um modelo de acompanhamento para mensurar o grau de atingimento dessas metas. Ao menos, as metas de faturamento, custos e despesas devem estar definidas em um plano orçamentário, determinando os respectivos responsáveis pelo alcance delas.

  1. GARANTA A SEGURANÇA E BEM-ESTAR DOS SEUS CLIENTES E FUNCIONÁRIOS

Todos os itens que garantam a saúde e o bem-estar dos clientes e funcionários devem se fazer presentes no PDV. Esses itens estarão em alta, pois as pessoas deverão estar com receios e preocupadas com relação a segurança de sua saúde, independente de serem clientes ou funcionários. Importante mencionar que, mesmo após o fim das restrições estabelecidas pelas autoridades de saúde, os PDVs devem definir estratégias que façam os clientes se sentirem em casa, local onde mais se percebe o sentimento de afeto e segurança.

  1. ADEQUE O PORTFÓLIO DE PRODUTOS

Nesse novo momento da economia, acredita-se que as joalherias deverão oferecer um portfólio de produtos que mais se adeque à disposição do consumidor em comprar. As joias em prata, de alto valor agregado em design e qualidade, já são uma realidade, tendência que deve se consolidar. Isso, em hipótese alguma, se reflete em perda de faturamento ou resultado. Ao contrário do que se pode imaginar, o aumento no volume de vendas irá, certamente, compensar o tíquete médio de compra mais em conta.

  1. INVISTA NOS VEÍCULOS DIGITAIS

Tendências que já estavam em curso e que agora, com celeridade, vieram para se consolidar. Nos dias atuais, nenhuma empresa do mundo pode se dar ao luxo de estar fora do ambiente digital, ainda que seja só para apresentação dos seus produtos e/ou serviços. O e-commerce, as redes sociais e os aplicativos de mensagens viraram ferramentas fortíssimas na relação entre empresas e consumidores. O marketing sensorial e o de experiência são indispensáveis para quem se dispõe a vender glamour, sofisticação e sentimento, como é o caso das joalherias.

  1. FIDELIZE SEUS CLIENTES

Podemos entender essa dica através de duas perspectivas. Uma interna, fomentando e estreitando o relacionamento dos funcionários com os clientes e uma externa, atuando de forma competente nas estratégias de pós-venda. Funcionários felizes e satisfeitos produzem muito mais. Qualidade no atendimento é, sem dúvida alguma, um valor que faz toda a diferença. Além disso, aposte em um pós-venda eficiente, sem, necessariamente, ficar oferecendo os seus produtos. Entenda o perfil de cada cliente, o que ele valoriza, demonstre que sua marca se importa com isso e não permita ser esquecido. Deixe que seu cliente perceba seu valor (e não preço) e se apresente como a solução para as demandas dele.

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