Estamos saindo de um cenário crítico e atípico que impactou fortemente os valores do ser humano. A relação de consumo foi impactada de forma intensa e até violenta. Os gestores das joalherias precisam estar atentos a oportunidades que já se fazem presentes nesse novo ambiente, visando a superação desses novos desafios que devem ser vencidos. O novo trato com a sociedade de consumo e, além disso, ter a visão de futuro, se antecipando as mudanças do mercado, são imperativos para o alcance do sucesso nesse momento. Todo momento difícil gera oportunidades significativas. Dinheiro não vira fumaça, ele muda de mão. Se tem alguém perdendo é porque tem alguém ganhando.
Diante dessas considerações, podemos citar 3 oportunidades que devem ser observadas atentamente para que, uma vez atendidas, produzam resultados satisfatórios ao seu negócio:
- Atendimento às novas exigências do consumidor
A primeira coisa a fazer é entender e perceber as exigências dos seus clientes atuais e até pretendidos nesse momento de mudanças significativas na forma e no modelo de consumir. Conheça as barreiras que podem impedir seu cliente de comprar seus produtos e serviços e atue preventivamente, corretivamente e celeremente. Não deixe para depois o que precisa ser feito agora. É momento de sair da zona de conforto e implementar as soluções imprescindíveis à mitigação ou eliminação das causas que poderão impedir o consumidor de se sentir à vontade em comprar contigo. O grau de segurança, de atenção, de bem-estar, de exclusividade, de comunicação, entre outros, vão criar uma influência positiva e uma motivação a mais na hora de decidir de quem comprar. Capriche nas ações e suplante as expectativas dos consumidores, oferecendo algo a mais do que esperam, afinal de contas, o que fará com que eles se lembrem de você?
- Ampliação do portfólio de produtos e serviços
Nesse momento da economia, acredita-se que as joalherias deverão oferecer um portfólio de produtos que mais se adeque à disposição do consumidor em comprar. Um tíquete mais amplo, com uma maior quantidade de opções é recomendável nessa conjuntura. As joias em prata, de alto valor agregado em design e qualidade, já são uma realidade, tendência que deve se consolidar. Muitas marcas que só vendiam ouro, por conta do elevadíssimo custo do metal, resultado da supervalorização desse ativo no ambiente de incertezas, passaram a comercializar joias em prata 925 com elevado valor agregado. Além de gozar do produto mais acessível, essas belas e charmosas joias em prata oferecem uma experiência de alto luxo para as joalherias, mantendo o glamour e sofisticação indispensáveis a esse tipo de negócio.
- Inovação nos canais de comunicação e vendas
Os modelos tradicionais de atendimento e vendas presenciais estão sendo complementados por modelos digitais. Tendências que já estavam em curso e que agora, com celeridade, vieram para se consolidar, tornam-se grandes aliados na relação entre clientes e fornecedores. O e-commerce, as redes sociais e os aplicativos de mensagens viraram ferramentas fortíssimas na relação entre empresas e consumidores. O marketing sensorial e o de experiência são indispensáveis para quem se dispõe a vender beleza, charme, glamour, sofisticação e sentimento, como é o caso das joalherias.