É indispensável entender que se você continuar pensando e agindo da mesma forma, continuará tendo os mesmos resultados. Quer promover mudanças pensando e agindo da mesma forma? Desista. Essa máxima se torna ainda mais consistente em tempos de crise, momentos em que as empresas precisam “pensar e agir” diferente para, como consequência, mudar o cenário de resultados negativos ou pífios.
É nesse cenário de incertezas, onde um turbilhão de problemas críticos vem à tona, que os gestores precisam tentar transformar as ameaças e pontos fracos em oportunidades e pontos fortes. É um desafio imposto pelas condições desfavoráveis aos ambientes internos e externos às empresas.
Toda crise vem recheada de oportunidades. O problema, muitas vezes, não está na crise propriamente dita, mas na incapacidade dos gestores em reagir para poder enxergar essas novas perspectivas. Se mostrar apático ou desmotivado no momento em que a demanda por mudanças é elevada, torna a situação ainda pior.
Não se esqueça que a empresa é a “cara” de quem a administra, pois assume as características de seus gestores. Os resultados das empresas estão ligados e vinculados diretamente a forma como esses gestores conduzem seus negócios.
Pensar e agir fora da caixinha é imperativo para reverter tais situações desfavoráveis e fortalecer as organizações, fazendo com que elas sejam capazes de atravessar esse momento com certa resistência e saírem da situação difícil ainda mais fortes. O ser humano cresce muito nos momentos de dificuldades, pois exige de nós algo que não se manifesta quando estamos em meio às zonas de conforto.
O tempo, nessas horas, é crucial, ou seja, quanto mais demorada a reação, maiores são as probabilidades de insucesso. Por isso, agir rápido traz um ganho substancial ao negócio e evita que simples consequências se tornem problemas críticos.
A capacidade de pensar à frente, com visão de futuro, faz toda a diferença, pois amplia os horizontes do negócio, vislumbrando oportunidades que outrora não apareciam. É corrigindo o rumo do presente, aprendendo com o passado e olhando para o futuro que enxergaremos as possibilidades de sucesso, pois esse exercício descortina novas estratégias, novos nichos, novos produtos, novos serviços, novos clientes e, consequentemente, novos resultados.
Diante do exposto, não perca mais tempo e comece a pensar e agir com foco em resultados. Identificou estratégias que podem reverter a situação? Atue rapidamente para transformá-las em realidade. Se possível, se alie com quem pode te ajudar a atuar positivamente nas vertentes críticas do seu negócio, viabilizando e materializando suas demandas fora da caixinha, de forma célere e competente.
Tenha em mente que nenhum negócio sobrevive sem:
LONGEVIDADE: aja no presente para assegurar o futuro;
MERCADO: atue para garantir e ampliar a satisfação do seu público-alvo;
EFICÁCIA: mantenha o foco em resultados;
CONHECIMENTO: meça a distância entre o previsto e o realizado;
SINERGIA: amplie a visão estratégica das equipes;
COMPETÊNCIA: diminua a distância entre a intenção e a ação, entre o querer e o ser.
E lembre-se que “mais vale uma tentativa fracassada do que o fracasso por falta de tentativa”. Não deixe que a situação difícil te abata, mas permita que ela te aperfeiçoe.