A imagem de uma empresa é definida pela forma como ela é percebida pelo mercado consumidor, ou seja, pela forma como a empresa é vista e avaliada pelo público que a organização quer atingir e alcançar. Em outras palavras, podemos afirmar que a imagem de uma empresa significa a forma como ela será lembrada, percebida e valorizada diante daqueles que, por necessidade de terem suas demandas atendidas, consomem seus produtos ou serviços. Essa representação mental está diretamente ligada às características transmitidas ao público consumidor, a exemplo da identidade visual, do posicionamento da marca, dos produtos e serviços oferecidos, da qualidade no atendimento, dos veículos de comunicação utilizados, ou seja, a tudo aquilo que traz credibilidade a sua marca e ao seu negócio.
A imagem da sua empresa pode ser diretamente influenciada pelas estratégias de comunicação e de experiências oferecidas aos clientes pretendidos. Dentro desse amplo contexto, podemos citar a apresentação e estrutura do local onde a empresa está instalada, caso tenha ponto de venda físico, a apresentação pessoal dos colaboradores, a comunicação visual apresentada, a qualidade no atendimento, os produtos e serviços oferecidos, os assessórios que acompanham esses produtos e serviços, a exemplo das embalagens, material impresso, a presença digital, o trabalho de pós-venda, entre outros.
Caso você esteja interessado em melhorar e investir na imagem da sua empresa ou do seu negócio, é importante estar convencido de que essa imagem pode interferir no sucesso ou no fracasso dele. Esteja certo de que uma boa imagem é fundamental para o alcance da visão de futuro que os gestores devem planejar para suas organizações.
Ainda dentro do contexto da imagem, não poderíamos deixar de citar a imagem que nós devemos passar para aqueles com os quais nos relacionamos, seja no âmbito profissional ou pessoal. Não só as empresas devem ter marcas registradas, mas as pessoas também. Para que você esteja apto a oferecer produtos e serviços ao mercado consumidor, primeiramente é necessário que você se venda como um produto. Se você pretende influenciar positivamente os seus negócios, então deve construir uma marca que funcione como um sinal de confiança para seus clientes. Você deve tornar sua marca pessoal uma promessa de valor para todas as pessoas com as quais se relaciona.
Seja um produto que satisfaz, com boa marca, boa embalagem e uma boa presença junto aos diversos públicos com os quais você se relaciona. A sua forma de falar, a sua aparência, suas atitudes, seu comportamento nos diferentes ambientes pelos quais circula e as publicações em suas redes sociais falam muito ao seu respeito.
Os produtos e serviços tendem a se assemelhar muito em qualidade e preço. Se formos iguais a todo mundo, o que fará com que os outros se lembrem da nossa empresa e de nós mesmos?
Para construir uma boa imagem, tanto no cenário empresarial como no pessoal, é necessário seguir alguns passos:
- Monitore ou identifique
Esse passo trata-se de criar um sistema de valor sobre a imagem, em função das informações que conseguimos colher a respeito da forma como o mercado enxerga a nossa empresa ou a nós mesmos. As ferramentas do marketing digital e a comunicação com o mercado consumidor serão termômetros para gerar esse sistema de valor.
- Planeje o posicionamento
Uma vez identificado o status quo da imagem, é essencial planejar e colocar em prática as ações que tornarão a marca descoberta, lembrada, valorizada, reconhecida e percebida pelos consumidores, contratantes, concorrentes e até o público interno.
- Invista na presença digital
Todos nós, empresas e pessoas, estamos vivendo na era digital. Dentro desse contexto, ter presença digital virou uma necessidade indispensável para os negócios e para as pessoas que querem experimentar o sucesso. Mostre para o público o que você ou a sua empresa se dispõe a oferecer como solução para os possíveis clientes.
- Potencialize o relacionamento com o consumidor
Invista na satisfação do cliente. Pergunte o que ele acha sobre você. Reforce os pontos fortes e corrija os pontos fracos. Estabeleça estratégias para vender mais para quem já é cliente, para atrair novos e reconquistar aqueles que deixaram que consumir sua marca. Não se esqueça de ter um serviço de suporte eficiente no pós-venda.