É necessário entender e aceitar que, para alcançar qualquer resultado desejado, é necessário seguir uma metodologia que facilite a identificação das estratégias, ou os meios necessários para alcance de determinados fins, e como coloca-las em prática. Lembre-se que resultado é fruto de ação e não de previsão.
Para atrair clientes, não seria diferente, ou seja, é essencial o uso de um método que indique a melhor sequência das ações que, colocadas em prática, conquistarão clientes, ampliando a carteira de consumidores, potencializando as vendas da joalheria.
A VERAE preparou uma lista de 4 estratégias que as joalherias devem colocar em prática para conquistar um maior número de clientes possíveis. É importante citar que, para conferir a eficácia do modelo apresentado, deve ser medida a quantidade média de pessoas que, independente da forma, estão contatando com o ponto de venda, demonstrando interesse em adquirir produtos da loja antes e depois da implementação dessas estratégias. Sendo assim, acompanhe:
- Identificando quem é seu público-alvo
Não são os consumidores que compram aquilo que vendemos, mas nós é que devemos vender aquilo que os consumidores compram. Identificar o público-alvo é de extrema importância, pois ele é que vai comprar seus produtos e serviços e produzir resultados para sua loja. É relevante destacar que o público-alvo está diretamente relacionado com os serviços ou produtos que você oferece.
A localização do ponto de venda, a arquitetura da loja, as preferências por determinados produtos, o poder aquisitivo, os hábitos ligados ao consumo, faixa etária, sexo, religião, entre outras informações, definem o perfil do seu público-alvo. Quanto mais informações você tiver, mais assertivo você será.
Identificado de forma correta seu público-alvo, agora é trabalhar para implementar estratégias direcionadas com o objetivo de atender melhor os desejos desses consumidores.
- Realizando treinamentos com sua equipe de vendas
Uma vez identificado o seu público-alvo, necessário munir a equipe de vendas das informações e práticas essenciais para garantir o elevado grau de satisfação desses consumidores. Não peque em achar que todos têm a obrigação de saber tudo a respeito das tarefas que envolvem o dia-a-dia da função que exercem no negócio. Prover os colaboradores de conhecimentos específicos é responsabilidade intransferível do empregador.
A recomendação da VERAE é que a joalheria elabore um treinograma anual, ou seja, a relação dos temas que envolvem determinados conhecimentos indispensáveis à equipe de vendas e os prazos previstos para a realização desses treinamentos. Monitore o profissional de vendas, avalie sua performance e defina os treinamentos para capacitá-lo.
Temas como análise de mercado, técnicas de prospecção e abordagem, entendendo o cliente, se venda como um produto, gerenciar objeções, venda consultiva, pessoas compram de quem confiam, formando a imagem da empresa, entre outros, são assuntos que os profissionais de vendas devem dominar.
- Investindo na comunicação e no marketing digital
Tendências que já estavam em curso e que agora, com celeridade, vieram para se consolidar. Nos dias atuais, nenhuma empresa do mundo pode se dar ao luxo de estar fora do ambiente digital, ainda que seja só para apresentação dos seus produtos e/ou serviços. O e-commerce, as redes sociais e os aplicativos de mensagens viraram ferramentas fortíssimas na relação entre empresas e consumidores. O marketing sensorial e o de experiência são indispensáveis para quem se dispõe a vender glamour, sofisticação e sentimento, como é o caso das joalherias.
O marketing digital é imprescindível para divulgar a sua marca e os seus diferenciais. Como já diz o ditado, não basta ser, tem que parecer ser. A comunicação com o mercado consumidor é essencial para o sucesso de qualquer negócio. Seja certeiro na dosagem e no alcance do seu público-alvo.
- Diligenciando e atuando
Após implementação de todas essas estratégias, estabeleça metas setoriais de crescimento no quantitativo de clientes juntamente com sua equipe de vendas, distribua esse quantitativo por metas individuais e crie um modelo mensal de acompanhamento, comparando os valores orçados com os realizados. Se as metas estiverem sendo atingidas, mantenha o critério de acompanhamento, informando a sua equipe de vendas o grau de atingimento em relação às metas. Caso as metas não estejam sendo atingidas, atue corretivamente, eliminando a causa dos problemas, e mantenha o acompanhamento.