4 DICAS PARA MONTAR UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Fugindo do academicismo, faremos uma abordagem mais prática e operacional nesse artigo. Contudo, é importante conhecer o conceito de planejamento. O que é um planejamento? Todas as vezes que você está definindo e ordenando os MEIOS (ou o caminho) para alcançar um determinado FIM (um alvo), você está se planejando ou elaborando um planejamento. Imagine que você quer chegar em algum lugar e está traçando o caminho para chegar até lá. Isso, na verdade, é um planejamento. Agora, imagine isso dentro do contexto empresarial. Para que você alcance os resultados desejados para o seu negócio, é indispensável que você crie o plano (ou o planejamento) necessário para alcançar esses resultados.

Dentro de um contexto mais prático, vamos citar na sequência as 4 DICAS para você montar um planejamento estratégico, em outras palavras, um conjunto de ações (estratégias) para alcançar no ambiente empresarial um determinado resultado. Fechando, então, o conceito de planejamento estratégico seria o seguinte: a definição e o ordenamento das ações que deverão ser implementadas para alcançar um determinado resultado. Isso é planejamento estratégico.

Para facilitar o entendimento de como implementar esse planejamento estratégico, vamos hierarquizar a concepção entre os três níveis que compõem o efeito dessa implementação. Para definir melhor esse conceito, apresentamos abaixo uma figura de pirâmide que exemplifica de forma compreensível a relação hierárquica que existe entre DIRETRIZ, OBJETVOS e METAS.

Hierarquicamente falando, observando a figura, na base da pirâmide temos o PLANO DE METAS, que consistem num conjunto de ações com seus respectivos resultados e responsáveis bem definidos, assunto que foi tratado no Podcast anterior. Esse PLANO DE METAS será obtido através do desdobramento dos OBJETIVOS, que, por sua vez, será fruto do desdobramento da DIRETRIZ maior para o seu negócio ou para a sua empresa. Dentro do contexto da gestão, entender essa hierarquia de conceitos é indispensável para não confundir o vínculo que existe entre eles, ou seja, a relação de CAUSA e EFEITO entre esses três elementos. Observe que lateralmente na figura existe uma seta para baixo indicando a expressão COMO? na ilustração. Todas as vezes que você desejar ir em direção aos MEIOS (aos caminhos necessários para obtenção de um determinado FIM), você vai perguntar COMO. Exemplo simples: COMO faço para economizar 30% dos gastos com gasolina esse mês? RESPOSTA (MEIO para alcançar a META de economizar gasolina esse mês em 30%): Vou trabalhar esse mês de transporte alternativo (bicicleta, transporte coletivo, solidário, Uber etc.)

Baseado nisso, apresentamos a seguir as 4 DICAS PARA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SEU NEGÓCIO.

  1. DEFINA SUA DIRETRIZ

A diretriz nada mais é do que um resultado maior e principal, cujo valor deve estar baseado em uma expectativa dos donos, dos acionistas, do CEO ou do gestor principal de um negócio ou de uma empresa. Vamos ao exemplo de uma diretriz: A empresa no ano de 2021 deve dar um lucro líquido de 20% em relação ao investimento realizado no negócio até o momento. Nesse exemplo, os 20% representam a taxa de atratividade mínima dos investidores em relação a quantidade de recursos investidos no negócio até aquela determinada data.

  1. DESDOBRE SUA DIRETRIZ EM OBJETIVOS

Em outras palavras, podemos admitir que o conjunto de todos os objetivos compõem e definem a diretriz do negócio, ou seja, os objetivos representam o resultado do desdobramento da diretriz. Lembrem-se que, na prática, para identificar os MEIOS, você deve se utilizar da pergunta COMO? Vamos ao exemplo de um objetivo dentro da diretriz pretendida pelo dono do negócio. Para isso, eu vou perguntar COMO alcançar o lucro líquido de 20% em relação ao investimento realizado no negócio até o momento pelos investidores? Uma das respostas possíveis seria: faturando no ano de 2021 um valor de tantos Reais para que, após pagos todos os custos e despesas anuais, possa nos restar tantos Reais (que representa os 20% almejado pelos investidores).

  1. DESDOBRE OS OBJETIVOS EM METAS

Uma vez encontrado o conjunto de objetivos, consequência do exercício de desdobramento da diretriz, vamos em direção as METAS agora. Assim como a diretriz deve ser desdobrada em objetivos, os objetivos devem ser desdobrados em um conjunto de METAS. Se quiser saber mais sobre METAS, acesse o Podcast anterior a esse. Como lembrete, toda META deve conter uma ação, um valor e o tempo (ou prazo) para execução dela. Exemplificando uma META em relação ao objetivo citado nesse artigo, podemos determinar (ação) os valores em faturamento (valores) mês a mês, de janeiro até dezembro (prazo), fechando a META de faturamento mensal.

  1. DEFINA OS RESPONSÁVEIS

Uma vez tendo as metas bem definidas, atribua a responsabilidade de alcança-las ou atingi-las a gestores do negócio, obedecendo a tipificação e a relação entre a meta e o setor ou área do responsável. Nesse caso específico, como se trata de metas de faturamento, atribuiríamos ao setor comercial ou ao responsável pelas vendas.

Uma das coisas que você não pode esquecer é que, assim como não existe filho sem mãe, não pode existir também meta sem responsável.

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