Planejando em tempos de pandemia

A primeira coisa que devemos fazer quando iniciamos a elaboração de um planejamento é tentar criar alguns cenários para, dentro deles, estabelecer as ações e METAS que nortearão o dia a dia do nosso trabalho. Sendo assim, apresentamos abaixo, passo a passo, de forma clara e inteligível, o que os gestores das joalherias devem fazer para passar por esta fase de crise sanitária e, consequentemente, econômica que estamos vivendo atualmente.

  1. CONSTRUA CENÁRIOS DE CURTO PRAZO

Talvez, esse seja o exercício mais difícil de fazer. Será necessário, dentro da expectativa das ações governamentais, tentar estimar o que acontecerá com o mercado consumidor inserido nesse contexto e as variáveis que impactam diretamente no negócio. Como trata-se de um exercício empírico, visando ser mais assertivo, recomendamos que estabeleça 3 cenários de curto prazo para os próximos 12 meses: O otimista, o pessimista e o realista. Para cada um deles, você precisa definir mensalmente: faturamento, deduções de vendas, carga tributária, custos, despesas e, finalmente, como efeito dos números, a estimativa do resultado (caixa = capacidade de pagamento).

  1. FAÇA UM DIAGNÓSTICO FINANCEIRO DO NEGÓCIO EM CADA CENÁRIO

Após definição dos cenários, é necessário observar os resultados financeiros obtidos com cada um deles, projetando isso para os 12 meses estimados à frente. Para isso, utilize um programa computacional que te permita simular os diversos desempenhos (o Excel atende suficientemente bem). Avalie esses resultados, se positivos ou negativos, e, em função do saldo mensal de caixa resultante, comece o exercício e não se esqueça de colocar em prática.

  1. CORTE CUSTOS E DESPESAS

É momento de cortar e enxugar custos e despesas. Tão importante quanto se preocupar com o dinheiro que entra, é se interessar em otimizar os recursos que saem. Analise cuidadosamente cada resultado apresentado nos diversos cenários, estratifique ao máximo os itens que compõem as contas de custos e despesas e exercite a redução daqueles que considera factível fazer nesse momento.

  1. INTERROMPA A AQUISIÇÃO DE PRODUTOS QUE NÃO TEM SAÍDA

Interrompa imediatamente a aquisição de produtos que, por conta da crise econômica e suas consequências, deixaram de ser acessíveis aos clientes. Reveja seu portfólio, evite a compra daquilo que concorre com produtos da China, busque exclusividade e design nas coleções e peças oferecidas aos clientes, com mix adequado e preços mais atrativos, agregando valor aos produtos apresentados ao mercado consumidor.

  1. NÃO REALIZE INVESTIMENTOS AGORA

Estanque projetos de investimentos nesse momento. Só invista em crescimento se for algo que você tenha certeza do bom resultado. Agora, é melhor se concentrar em potencializar o que já tem, ao invés de buscar novos projetos de investimentos.

  1. INOVE E AMPLIE CANAIS DE VENDAS

Invista nas ferramentas digitais de vendas (e-commerce) e se comunique com os clientes através das redes sociais e plataformas remotas. Em tempos de distanciamento social, são imprescindíveis a comunicação digital e o trabalho remoto. Para tanto, caso haja necessidade de novos investimentos nessa área, contemple-os na ferramenta de simulação dos cenários. Se aproxime do seu cliente e mostre que você está preocupado com ele.

  1. PRESTE ATENÇÃO AOS NÚMEROS

Não deixe de mensurar seus resultados mês a mês, no pior das hipóteses. Se possível, faça isso quinzenalmente. Lembre-se que: se você não sabe onde está, não conhece o ponto de partida para chegar aonde deseja. Qualquer caminho serve para os que não sabem aonde querem chegar.

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