Planejamento de Coleções

Preparando seu mix para as datas especiais

Planejar uma coleção é uma tarefa tão importante quanto administrar a rotina de uma loja. Seja uma loja física ou online, o planejamento é essencial para o sucesso de seus lançamentos. Ele ajuda o seu cliente a entender o DNA da sua marca e cria uma expectativa para as novas coleções. Ao ter um calendário de lançamentos, você também consegue organizar as suas ações de marketing, de forma a potencializar os resultados.

Hoje é inaceitável fazer compras aleatórias para sua loja, além de gerar um estoque nocivo, isso pode comprometer a sua lucratividade e a imagem da sua marca, com produtos que não tenham sua identidade. Para ajudar você nesta tarefa, separamos algumas dicas práticas para te ajudar nesta tarefa:

  1. Antes de comprar, analise o seu estoque e suas vendas. Avalie seus números, o resultado de cada estilo de peça, o que você mais vendeu, o que ainda tem disponível para venda. Isso ajuda a não comprar peças desnecessárias e fazer escolhas mais assertivas.
  2. Separe seus produtos por grupos. Isso ajuda a organizar seu mix e entender melhor quais os segmentos que você trabalha, quais os mais importantes para o seu resultado e quais os novos segmentos que você pode criar. Você pode separar por estilo, como peças clássicas, pedras coloridas, joias de festa, joias infantis, joias básicas, etc. Analise o resultado de cada grupo.
  3. Com estes resultados em mãos, avalie quais os grupos precisam de novos lançamentos, quais os que você precisa liquidar e quais você precisa repor. Então, comece a se planejar para as novas coleções.
  4. Monte um calendário de lançamentos para sua marca. Você pode trabalhar com as datas especiais e também com lançamentos entre estas datas, que podem movimentar as suas redes. Minha sugestão é que uma marca trabalhe com 4 lançamentos maiores e 2 menores. Isso não significa ter grandes investimentos, você pode ter pequenas famílias e potencializar a sua comunicação para falar delas.
  5. Pesquise as novas tendências, procure saber quais os estilos estarão em alta e quais os que se conectam com a sua marca. Então, prepare a sua lista. Anote os estilos de peças que você gostaria de ter em sua marca, coloque o máximo de informações que puder. Coloque também referências visuais, organizando as ideias de forma que você construa um briefing para suas coleções.
  6. Com os estilos pré definidos, comece agora a pensar em seus fornecedores. Quais deles podem te oferecer os produtos ideais para o seu mix? Seja na linha deles ou em desenvolvimento especial para a sua marca. Agende uma visita e comece a seleção de produtos.
  7. Após a seleção, comece a pensar no lançamento das suas coleções, organize-se para fazer as fotos de divulgação, criar as descrições, lembrando que a comunicação é um forte aliado no sucesso de um lançamento.

Na Verae, somos especialistas em desenvolvimento. Acreditamos muito que um produto bem estudado é essencial para o resultado positivo. Por isso investimos em pesquisas, planejamentos e desenvolvimento. Seja em nossas coleções ou nas coleções que desenvolvemos para nossos clientes. Planeje a sua coleção estrategicamente e com certeza você será surpreendido por resultados muito especiais.

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