Dentre as características exigidas para um gestor, talvez a mais necessária seja a função de LIDERANÇA, pois está diretamente ligada a capacidade desse gestor em coordenar, conduzir e acompanhar os resultados esperados, obtidos através do trabalho de uma ou mais pessoas que estejam sob sua orientação. Sendo assim, podemos afirmar que o conceito mais amplo de liderança seria o meio de direção que coordena, conduz e acompanha os resultados obtidos através das tarefas executadas por pessoas. Em suma, dirigir uma empresa significa alcançar os resultados desejados através da execução das tarefas de seus colaboradores, delegando e atribuindo as responsabilidades pertinentes a cada função, garantindo a motivação dessa força de trabalho.
A função de liderança é uma das mais importantes, pois o sucesso ou fracasso de um negócio depende diretamente das pessoas que o conduzem. Um ótimo planejamento e uma boa organização não são suficientes. É preciso, também, uma liderança satisfatória, o que nem sempre é fácil de se conseguir, como muita gente supõe. A tarefa de decidir, orientar ou instruir sobre o que fazer e como fazer não é fácil.
As relações entre os que lideram e os que executam as tarefas envolvem outros meios de direção, tais como: a motivação, a comunicação e a coordenação.
Para bem liderar uma ou mais pessoas, um gestor deve ter a capacidade de se comunicar, de coordenar e de motivar seus liderados. Esses três comportamentos são importantes no desempenho do pessoal que está sob sua direção.
- MOTIVAÇÃO
A motivação humana, por exemplo, tem sido objeto de especial interesse da psicologia, procurando mostrar as razões de nosso comportamento. O problema é o seguinte: por que agimos dessa ou daquela maneira?
Convém, para melhor entendimento, darmos os significados das palavras motivo e motivação:
- Motivo é algo que leva a pessoa a praticar uma ação;
- Motivação é proporcionar esse motivo à pessoa, estimulando-a a agir de maneira desejada.
Pelas definições dadas, é fácil perceber a complexidade do assunto. Pessoas diferentes, pelos mesmos motivos, reagem de maneiras diferentes.
Do ponto de vista da liderança, podemos afirmar que a motivação compreende a criação de condições que proporcionam satisfação ao pessoal que trabalha sob determinada direção. Contudo, não é tarefa simples estabelecer essas condições ou princípios motivadores, justamente porque o comportamento humano é complexo e nem sempre conseguimos entender a personalidade do liderado que tem, dentro de si, os motivos particulares e sociais.
- COMUNICAÇÃO
A comunicação pode ser considerada como o processo de transmissão de informações, dados ou mensagens. O tempo, a clareza, a amplitude e a inteligibilidade daquilo que é informado são indispensáveis para o alcance do resultado esperado da comunicação.
A qualidade da comunicação não depende somente de quem tem a responsabilidade de passar as informações, mas, na mesma intensidade, de quem as recebe. É importante garantir que a mensagem foi devidamente entendida e compreendida por quem a recebeu.
- COORDENAÇÃO
Quando a liderança desempenha suas atividades, não deixa de executar, ao mesmo tempo, a função de coordenador. A coordenação constitui uma de suas preocupações, pois, por meio dela, se consegue a realização de todos os serviços com certa ordem e harmonia.
A coordenação deve estar presente em todas as fases da gestão, isto é, quando se planeja, organiza, dirige e controla uma empresa. Ela é um desempenho administrativo permanente no momento do planejamento, da organização, da direção e do controle.
Fazendo um apanhado de tudo que citamos, é importante entender que a liderança deve fazer parte da personalidade de um gestor. Ele terá maior sucesso nos resultados das tarefas de cada pessoa se souber conduzi-los como um líder. A liderança é um meio de direção e está baseada na confiança pessoal do gestor e na aceitação pelos dirigidos ou liderados. O poder de liderança de um gestor dependerá da sua posição hierárquica, da sua competência e da sua personalidade.