Joias em prata sempre estiveram presentes na história da joalheria. Temos registros históricos de joias em prata utilizadas há 7 mil anos atrás. Assim como o ouro, a prata acompanhou a história da humanidade, e por ser um metal nobre e durável, as joias e utensílios feitos em prata resistiram até hoje para contar a sua história.
O crescimento das vendas de joias em prata se deve principalmente a alta do ouro. Nos últimos anos, o ouro teve uma alta significativa, tendo o seu valor por grama praticamente dobrado em relação a 2019, saindo de R$ 160,00 o grama em 2019 para R$ 318,00 em 2021.
Com esta alta, o mercado busca alternativas para viabilizar a venda de joias, visto que os valores finais se tornaram mais caros e o consumidor muitas vezes não compreende esta alta. Por ser um ativo típico de proteção, investir em ouro é uma forma de resguardar o patrimônio em momentos de incertezas, como guerras, crises econômicas e de saúde, como a que estamos vivendo atualmente, essa alta demanda pelo metal precioso fez com que seu preço fosse super valorizado.
A prata entra neste cenário como uma alternativa para a produção de joias de valores mais acessíveis, visto que a sua cotação, apesar de também ter subido muito nos últimos meses, ainda é muito inferior ao valor do ouro.
Mas como vender joias em prata sem afetar a lucratividade da sua marca?
Hoje temos no mercado uma grande oferta de peças em prata, porém, nem todas podem ser consideradas joias. Para ser considerado uma joia, um adorno precisa atender alguns pré-requisitos, como teor do metal, qualidade e exclusividade. Vamos deixar aqui algumas dicas de como introduzir joias em prata em seu mix de produto mantendo o padrão de qualidade e lucratividade da sua marca:
- Ao comprar joias em prata para a sua joalheria, você deve se assegurar de que ela é constituída de prata de lei, ou seja, prata com teor 925 ou 950, este é o padrão de qualidade para uma joia em prata.
- Para atribuir valor percebido a uma joia, a qualidade é fundamental. Por isso avalie se as joias em prata adquiridas possuem qualidade em seu processo de produção. O cliente de joalheria com certeza levará isso em conta na hora de escolher uma peça.
- Ter produtos exclusivos em sua loja fará com que o seu cliente valorize mais a sua marca. Quando trabalhamos com produtos sem originalidade caímos em uma concorrência maior, onde o preço será um forte fator decisivo, isto faz com que o lojista tenha uma margem menor ou um mark-up pouco atrativo, prejudicando o seu resultado final.
Você vai encontrar no mercado, muita oferta de peças em prata. Mas o que você quer vender? Joia ou adorno? Para vender joia você terá que ter peças que atendam os itens ditos anteriormente neste texto e assim você poderá oferecer ao seu cliente uma extensão daquilo que você oferece na sua linha de joias em ouro, porém, com preços mais acessíveis, sem prejudicar a sua margem de lucratividade.
Uma outra opção, é tratar a prata apenas como adorno, sem a preocupação de dar a ela o conceito de ¨joia¨, existe muito mercado para este tipo de produto, porém é preciso cautela ao inserir em seu mix, produtos de valores muito baixos, qualidade duvidosa e sem exclusividade. Lembre-se de que uma joalheria vende uma experiência de luxo, o custo para vender uma peça é o mesmo se ela for de prata ou de ouro.
Precisamos usar a prata como um complemento dentro do seu mix de produtos, pois ela abrange uma maior classe de consumidores, ocasiões e faixa etária. Além de ser um produto muito bem aceito para vendas online.
As joias em ouro nunca irão perder o seu lugar, pois elas estão ligadas a fortes significados na memória humana e sempre serão um objeto de desejo, por estes significados. O desejo pelo ouro se tornará ainda maior por sua maior exclusividade. Porém, para se manter um negócio precisamos pensar no giro das vendas e para isso, as joias em prata são muito importantes no seu mix de produtos.
A proposta da Verae é desenvolver joias em prata com exclusividade, originalidade e procedência. Acreditamos na prata como joia, acreditamos na experiência de luxo que podemos proporcionar através das joias que criamos, do nosso processo de produção 100% nacional, da nossa proposta de design e do nosso atendimento diferenciado.
A prata veio para ficar, cabe a nós dar a ela o conceito de joia. Vamos juntos?