O primeiro passo para entender a gestão com foco em resultados é conhecer o conceito de gestão. Esse conceito está vinculado a duas variáveis que não podem ser separadas quando tratamos do assunto gestão. Nós estamos falando das ESTRATÉGIAS, ou “O QUE” é necessário fazer para obter o sucesso almejado, e da forma como essas estratégias serão IMPLANTADAS, referindo-se ao “COMO” fazer.
Muitas vezes, nessa busca pelo sucesso, os gestores negligenciam muitos princípios da gestão e, consequentemente, sofrem os danos desses descuidos. Sendo assim, é importante que os fundamentos de uma boa gestão sejam relembrados, tornando-os na prática em bons resultados.
E que tal tirar agora um tempinho para fazer exatamente isso? Fizemos a seguir uma abordagem sobre gestão com foco em resultados para ajudar você a refletir sobre esse tema e realinhar suas estratégias, preparando-se para uma posição de êxito no futuro.
Gestão para resultados
Depois de alguns conceitos bem definidos, é necessário considerar pontos indispensáveis para quem deseja implantar uma gestão de sucesso, focada em resultados.
O que determina o triunfo dos resultados dessa gestão? Existem áreas que devem ser priorizadas para quem deseja implantar uma gestão com foco em resultados. Listamos a seguir as principais delas.
Atenção na produtividade
Uma gestão focada em resultados avalia a produtividade das diversas áreas de uma empresa, oferecendo as ferramentas, processos e os recursos necessários para a execução dos trabalhos dos colaboradores.
O foco deixa de ser alguns meios comprovadamente ineficientes e passa a ser os fins almejados, ou seja, os resultados esperados para aquelas determinadas funções exercidas na organização. Isso vem aumentando consideravelmente a capacidade produtiva dos colaboradores, alavancando os resultados gerados por eles. As competências das pessoas ficam bem evidentes quando o foco passa a ser os resultados. Medir meios e incentivar a ineficiência das pessoas. Vamos medir os fins.
Atenção na redução dos custos e despesas
Uma empresa com gestão focada no resultado tem uma visão bem mais clara da quantidade dos recursos financeiros e humanos suficientes para a obtenção dos resultados desejados, além de identificar a real capacidade em alcançá-los.
Isso reduz os custos envolvidos nos processos e o retrabalho nos diversos setores de uma empresa, elevando a competitividade de qualquer negócio.
O conceito de produtividade está vinculado diretamente a quantidade de recursos utilizados para alcançar determinado volume de produção ou vendas. Se você eleva sua produção ou o volume de vendas e, na mesma medida, aumenta seus custos e despesas, não melhorou em nada sua produtividade. Para que sua produtividade aumente, a relação de produção e/ou vendas precisa melhorar em função da quantidade de recursos utilizados para tal.
Atenção nas competências e na capacidade de aprender da força de trabalho
O processo do conhecimento está diretamente ligado a capacidade de atingir bons resultados. Em outras palavras, podemos afirmar que a falta de conhecimento da mão-de-obra impacta diretamente na competência da força de trabalho de qualquer empresa. Aprender é uma vertente que facilita os processos de tomadas de decisões, promovendo respostas positivas nas análises e soluções de problemas.
As empresas pagam um valor muito caro quando colocam profissionais tecnicamente desqualificados em posições estratégicas para o negócio. É necessário conhecer e gerar as competências indispensáveis na força de trabalho para alcançar resultados ainda mais desafiadores. O tamanho do desafio está diretamente ligado a qualificação da mão-de-obra.
Atenção na previsão e mensuração de resultados
Um gestor precisa saber que toda e qualquer ação tomada no âmbito empresarial deverá impactar direta ou indiretamente nos resultados da empresa. Sabendo disso, todos os gestores deveriam mensurar esses resultados em suas respectivas áreas, comparando os níveis alcançados com os previstos ou planejados. Se você não sabe onde está e nem onde quer chegar, perdido ficará.
Não há como implantar gestão para resultados sem: coletar, processar, comparar e acompanhar informações. Sem isso não há como delinear o futuro, tornando o caminho mais previsível, com as ações mais controladas e os resultados menos variáveis.