Você saberia explicar qual a diferença entre estes três termos? JOIA, SEMIJOIA E BIJUTERIA? Saiba que cada um deles é feito com materiais específicos e apesar de uma mesma pessoa poder usar estes três tipos de acessórios, o objetivo de cada um deles e os motivos que levam o consumidor a compra-los também são diferentes.
Por isso é importante posicionar a sua marca adequadamente, para que você possa deixar claro para o seu cliente que tipo de produto a sua marca oferece. Vamos lá para as diferenças.
BIJUTERIAS
Na língua portuguesa, a palavra bijuteria se originou a partir do termo francês bijouterie, utilizado para se referir a “joias falsas” ou “adornos baratos”. Muitas das bijuterias comercializadas no Brasil são importadas em grandes lotes, são produzidas em materiais de qualidade inferior, que se danificam rapidamente e não tem o design exclusivo, ou seja, temos uma grande oferta do mesmo modelo no mercado, isso acaba gerando uma grande disputa pelo menor preço. As bijuterias atendem uma demanda de ¨moda¨, onde o consumidor tem o apelo apenas visual, usando como acessório para estar de acordo com a moda da estação. Uma outra característica da bijuteria é a alta probabilidade de provocar alergias, pois seus banhos contém metais mais baratos, que normalmente não são hipoalergênicos.
SEMIJOIAS
As semijoias podem ser produzidas de maneira semelhante a joalheria, porém, ela utiliza materiais muito inferiores, como latão, bronze ou estanho. As gemas podem ou não serem naturais e possuem banhos de ouro, prata ou ródio. O mercado de semijoias é muito popular no Brasil e o principal apelo é o custo inferior ao de uma joia com um visual semelhante. Muitas vezes encontramos réplicas de joias famosas feitas em semijoias, vulgarizando de certa forma este mercado. Existem muitas marcas de semijoias que vêm investindo em criações próprias, melhorando a qualidade e o visual de seus produtos.
JOIA
Chamamos de JOIA todo adorno constituído em sua maior parte por materiais nobres, como o OURO, a PRATA, a PLATINA E O RÓDIO e pedras naturais. Estes metais são nobres, raros e possuem características que garantem a sua durabilidade. Por isso sempre foram os metais preferidos na arte da Joalheria. Uma outra característica das JOIAS é o seu feitio, que é feito por um profissional altamente qualificado, um artesão que trabalha minuciosamente cada detalhe da peça. Como o custo de uma joia é elevado, ela tem como exigência a alta qualidade. A palavra JOIA é muitas vezes usada como um adjetivo para representar qualidades de perfeição. Uma outra característica distinta das joias é a sua durabilidade. Por se tratar de metais nobre e pedras naturais, elas são eternas.
Existe público para todos os estilos de acessórios, porém cada uma destas opções atende uma demanda diferente de consumo. O consumidor de bijuterias, busca a MODA, o consumidor de Semijoias, busca o produto acessível e o consumidor de Joias busca a qualidade e a exclusividade. Uma mesma mulher pode ter em sua coleção itens variados de bijuterias, joias e semijoias, por isso é importante posicionar bem cada um destes produtos, entender a sua diferença e saber oferecer o produto certo para cada desejo e ocasião.