O ano de 2020 redefiniu uma série de conceitos e valores existentes na mente dos consumidores. A pandemia do COVID-19, foi sem dúvida o acontecimento mais importante desta geração. Com esta experiência, tivemos a aceleração de algumas tendências e o surgimento de novos hábitos, que irão impactar diretamente o modo como os consumidores escolherão suas marcas e produtos preferidos.
O mercado esta cada vez mais digitalizado, as estratégias visam a jornada completa de consumo, desde a prospecção até o pós venda. E como podemos nos adaptar a este novo mercado?
Segundo o WGSN, maior portal de pesquisa de moda e tendências do mundo, podemos considerar essas 5 tendências como poderosas ferramentas para definir as nossas estratégias de comunicação para 2021:
- Longevidade
A preocupação com a sustentabilidade aliada ao novo cenário econômico fazem com que os consumidores busquem produtos com caráter de longevidade. Além de buscar produtos duradouros, o consumidor está cada vez mais consciente sobre a maneira como este produto é produzido e busca marcas que pratiquem a sustentabilidade e tenham preços justos.
- Bem estar em alta
A pandemia trouxe uma nova visão sobre o bem estar da população, e as preocupações com a saúde física e mental nunca estiveram tão altas. Os consumidores passaram a olhar mais para si mesmos, a olhar para o mundo com mais compaixão e generosidade. Por isso é tão importante que a sua marca se comunique de maneira mais humana, oferecendo aos seus clientes dicas de como “melhorar” a sua rotina através dos produtos que consomem com a sua marca. Ajude o seu cliente com informações sobre o seu produto, dicas de uso, tutoriais, ofereça informação relevante para o seu dia a dia visando também o seu bem estar.
3. A Luta contra a solidão
A pandemia aumentou na população este medo que sempre esteve presente. O isolamento social causa em muitas pessoas uma ansiedade e medo da solidão. As conexões virtuais acabam ajudando a diminuir esta sensação e são muito importantes para manter este consumidor motivado. Não é a toa que tantas marcas investiram em lives e outras ferramentas online para estar mais próximos de seus clientes. É importante inserir o cliente na história da marca, compartilhando com ele também as suas ideias, valores, pensamentos e não somente os seus produtos.
4. A busca pela Verdade
Os consumidores estão cada vez mais especialistas em checar as informações. Por isso é de extrema importância que toda a informação oferecida ao consumidor seja confiável e de qualidade, isto vai definir o grau de confiabilidade da sua marca. As marcas devem se comunicar de forma transparente e verdadeira, levando para seus clientes produtos originais e tendo um comportamento ético.
5. A preocupação com a segurança
A pandemia mudou completamente o padrão de segurança da maioria dos consumidores. Todas as vezes que o consumidor se sente inseguro, ele busca uma espécie de “santuário”, um lugar onde ele possa se refugiar e que represente proteção. Este local, foi, durante a pandemia, nossas próprias casas. Quando este consumidor começa a sair deste “santuário” ele procura locais que ofereçam conforto, segurança e acolhimento.
Com base nestas cinco tendências de comportamento podemos perceber uma necessidade de rever o nosso plano de comunicação e avaliar o quanto estamos oferecendo aos nossos clientes aquilo que será relevante para eles. Não podemos apenas oferecer produtos, precisamos oferecer um novo conceito de consumo, visando a durabilidade, sustentabilidade, promovendo o bem estar através dos ambientes das lojas ou até mesmo do nosso ambiente virtual, cuidar do cliente de maneira que ele possa “sentir” o conforto da sua marca, respeitando sempre a ética e a verdade. Se pararmos para pensar, todas estas questões envolvem valores que certamente cada um de nós já conhece e são simples de praticar.