Segundo o Wikipédia, diagnóstico é a parte da consulta médica, ou do atendimento médico, voltada à identificação de uma eventual doença. Um conjunto de dados, formado a partir de exames, sinais e sintomas é analisado pelo profissional de saúde e sintetizado em uma ou mais doenças. A partir dessa síntese, é feito o planejamento para uma intervenção e, posteriormente, uma previsão da evolução (prognóstico), baseados no quadro apresentado. Como podemos fazer um paralelo desse tipo de recurso com as empresas? Podemos afirmar que toda e qualquer empresa pode passar por um diagnóstico em determinada área, objetivando a identificação das possíveis causas para os problemas percebidos. Por exemplo, podemos elaborar um diagnóstico empresarial nas áreas financeira, comercial, de produção, ambiental, gerencial, entre outras.
Vocês acham que o corpo humano pode ser comparado a uma empresa?
A resposta é SIM. Quando se percebe que a boa saúde depende do bom funcionamento dos órgãos de um corpo, isso pode ser igualmente considerado para o bom funcionamento de uma empresa. Cada área precisa cumprir com suas determinadas funções, recebendo de alguém e passando o fruto do seu trabalho para outrem que, de forma sucessiva, produzirá os frutos necessários para a manutenção da plena saúde da empresa. E quem é mais importante? O coração ou o pulmão? Você vive sem um deles? Assim são as empresas quando apresentam um problema em determinado setor, ou seja, todo o corpo vai sentir (resultados comprometidos). Nesse caso, o remédio e a dosagem dele precisam ser bem administrados quando a saúde está comprometida. Sem os exames adequados (diagnóstico), como descobrir a verdadeira causa? O remédio só será eficaz se atacar as causas dos problemas, caso contrário, só funcionará como agente sintomático, resolvendo apenas as consequências. Para um problema ser eliminado, temos que atacar sua causa.
Como podemos definir o Desempenho Financeiro de uma empresa?
A eficiência do modelo de gestão, em outras palavras, a forma como os gestores conduzem os seus negócios, repercute de forma positiva ou negativa no desempenho financeiro das empresas. Em outras palavras, o desempenho financeiro pode ser conceituado como a resposta à qualidade da gestão. É essencial, portanto, conhecer em detalhes a saúde financeira de uma empresa, pois é essa saúde que denuncia a qualidade do modelo de gestão praticada no negócio, envolvendo todos os fatores que abrangem o processo decisório de um negócio. A análise retrospectiva ajuda a compreender como os resultados da empresa se comportaram até a situação presente.
Na construção do FUTURO, o PASSADO tem importância relevante Quando os gestores, além de saberem onde se encontram, conhecem o caminho que percorreram até chegar aquele determinado lugar, isto lhes abastece de uma base de informações que lhes permitirá avaliar como dar os próximos passos em direção ao sucesso desejado. Sendo assim, é muito importante buscar e utilizar as informações referentes aos últimos períodos do negócio, para então gerar as projeções futuras. O ideal é formar uma base de dados dos últimos períodos (jornada percorrida), vinculando isso com os resultados obtidos. É óbvio que, caso não haja informações suficientes, pode-se trabalhar com períodos menores, utilizando-se de outras ferramentas para se definir com clareza os passos seguintes. O passado pode ensinar muito ou, em outras palavras, aprenda com o seu passado. Os acertos ou falhas cometidas, os bons ou maus resultados devem ser considerados como um potencial aprendizado, permitindo que posições positivas possam ser consolidadas e que correções ou adequações evitem que problemas ocorram novamente. O que aconteceu no passado, as crises e condições difíceis, geradas muitas vezes por fatores independentes à vontade dos gestores, provavelmente tornarão a acontecer, pois tudo é cíclico em economia e não podemos nos dar ao luxo de sermos pegos novamente de surpresa. Assim também, os períodos de sucesso precisam ser avaliados, pois não devem ser considerados como uma ocorrência fortuita. O histórico de cada negócio e os resultados daí obtidos são um tesouro inestimável e que devem ser preservados e aproveitados para as empresas.