Se você quer chegar em algum lugar, primeiro precisa saber onde está. Qualquer caminho serve para quem não sabe onde se encontra e nem onde quer chegar. Imagine que queira saber o melhor caminho para chegar em um determinado endereço. Quais seriam os passos necessários para chegar até esse destino?
- Conheça seu ponto de partida: O primeiro passo é saber o ponto de partida para, a partir daí, traçar a rota até o local desejado. Assim funcionam as empresas que desejam planejar a visão do futuro, ainda que em momentos de incertezas. O primeiro passo para elas é identificar o status quo para, só depois, iniciar o processo de planejamento, construindo um caminho para chegada ao lugar almejado. Obviamente, estamos fazendo um paralelo entre o processo de planejamento do futuro de uma empresa e a expressão de um roteiro ou caminho para um determinado lugar. Na rotina das joalherias, vamos tratar do ponto de partida como sendo o diagnóstico empresarial, ou seja, o comportamento do desempenho financeiro e operacional do negócio, abrangendo um período anterior ao atual e estabelecendo projeções de valores para um período posterior. Isso é feito por meio da análise das informações econômico-financeiras e contábeis e, em alguns casos, na entrevista com os gestores de cada joalheria. Dessa forma, ao final, o diagnóstico empresarial permitirá a identificação de informações importantes e necessárias à tomada de decisões mais assertivas quanto a efetividade dos resultados obtidos, indispensáveis à perenidade dessas empresas;
- Trace a rota até o local almejado: Se imagine saindo de um determinado lugar com destino a outro, tendo o melhor roteiro traçado, com maior segurança e de forma mais célere. Em um determinado ponto dessa trajetória, houve um desvio e você não percebeu ou não foi comunicado por quem deveria te dar o alerta. Quais as consequências do referido desvio? A necessidade de retornar ao rumo definido no início da partida ou, se isso não for mais possível, revisar o roteiro para chegada no lugar desejado é indispensável para alcance do resultado esperado. Tudo isso demandará de tempo, conhecimento, coragem, perseverança, entre outros. Dentro desse contexto, é imperativo que as empresas possuam processos e ferramentas de acompanhamento do que está sendo realizado em relação ao que foi previsto ou planejado para sua trajetória. Nessa fase, as joalherias devem estabelecer seus objetivos e metas;
- Defina os Planos de Ação para o alcance dos resultados: Após conhecer o seu ponto de partida e traçar a rota até o local desejado, é hora de definir as ações para chegar até lá. Lembrem-se de que resultado é fruto de ação e não de planejamento. Se você não conseguir colocar o plano em ação, continuará obtendo os mesmos resultados. Sendo assim, defina O QUE fazer, COMO fazer, QUANDO fazer, QUEM fazer e o QUANTO vai custar a implementação dessas ações. Dentro desse contexto, é imperativo que as empresas possuam processos e ferramentas de diligenciamento e acompanhamento do que está sendo realizado em relação ao que foi previsto ou planejado para sua trajetória, ou seja, crie um (GPS) para o alerta e revisão do plano de chegada ao destino pretendido.
No mundo atual, não é suficiente saber fazer bem alguma coisa, é preciso também gerir bem a maneira de se fazer tal coisa. O sucesso de um negócio é a consequência do produto entre Conhecimento (como fazer) e Gestão (a maneira de fazer). Se um destes dois fatores é de baixo valor, compromete de forma decisiva o resultado a ser obtido.